NACIONAIS

ATUALIDADE | Operação Florida: Concluída investigação em Portugal.

Edifício sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, 18 de julho de 2014. TIAGO HENRIQUE MARQUES/LUSA
332views

A Polícia Judiciária participou numa operação policial multinacional de combate ao tráfico internacional de estupefacientes que durou vários anos envolvendo congéneres da Croácia, Itália, Montenegro, Países Baixos, Sérvia, Eslovénia e Espanha na sequência da qual foi desmantelada uma poderosa organização criminosa, constituída essencialmente por cidadão montenegrinos, que se dedicava à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu com recurso a embarcações de recreio do tipo veleiro.

Esta operação, que teve o apoio da Europol bem como das autoridades de outros países, iniciou-se na sequência da interceção e apreensão, nos Açores, de dois veleiros pertencentes à organização agora totalmente desmantelada que, em conjunto, transportavam 1.440 kg. de cocaína.

Aquando da apreensão dos veleiros, procedeu-se também à detenção de um total sete pessoas, todas estrangeiras.

No âmbito das investigações desenvolvidas em vários países visando esta organização criminosa foram apreendidas mais de seis toneladas de cocaína.

Esta operação, à semelhança de outras em que a Polícia Judiciária tem participado, demonstra claramente que só com recurso à cooperação internacional é possível combater eficazmente o fenómeno tráfico de drogas ,que constitui uma séria ameaça para a generalidade dos países.

As investigações em Portugal encontram-se concluídas.

GABIC/PJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.