REGIONAL

ATUALIDADE – Onésimo Teotónio Almeida preside à Comissão de Honra da candidatura Azores 2027

25views

A Comissão de Honra da candidatura Ponta Delgada|Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 (Azores 2027) será presidida por Onésimo Teotónio Almeida, “cidadão dos Açores que personifica a açorianidade sentida, vivida e afirmada para além dos limites territoriais das nove ilhas”, anuncia a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Maria José Lemos Duarte destaca o “mérito e a relevância pública” do escritor e Professor Catedrático da Universidade de Brown (EUA), natural do Pico da Pedra, em São Miguel.

“Onésimo Teotónio Almeida é um embaixador dos Açores e personifica os valores da Europa. É seguramente alguém que dará um contributo inestimável para a promoção, a valorização e a defesa nacional e internacional desta candidatura”, afirma. A emigração açoriana será um dos eixos distintivos da candidatura Azores 2027. “Os Açores, e a sua posição de encontro no meio do Atlântico, a que Onésimo Teotónio Almeida se refere como ‘rio Atlântico’, encurtam distâncias e aproximam mundos, precisamente um dos valores fundamentais da Europa”, frisa Maria José Lemos Duarte.

A Comissão de Honra, presidida por Onésimo Teotónio Almeida, a convite da Presidente da Câmara de Ponta Delgada, promotora da Azores 2027, terá como principal missão o apoio e o contributo para o sucesso da candidatura. Onésimo Teotónio Almeida, autor de uma obra extensa e diversificada, é membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e da Academia da Marinha e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

Presidiu, em 2018, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às Comemorações do 10 de Junho, que se realizaram nos Açores e em Boston. A Azores 2027 tem o apoio do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional de Cultura, Ciência e Transição Digital e da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, e pretende envolver todas as ilhas dos Açores, os seus municípios, artistas, agentes culturais, organizações, empresas e respetivas populações.

Promover e projetar na Europa a diversidade e a riqueza cultural açoriana e reafirmar a cultura, a partir da periferia do espaço europeu, como instrumento decisivo para o desenvolvimento, a sustentabilidade ambiental, a cooperação e o diálogo entre os povos são os objetivos gerais desta candidatura ao maior evento cultural da Europa.

CM/GC/CC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.