REGIONAL

ATUALIDADE – O portuense Filipe Pinto regressa com documentário de homenagem aos Açores e novo single “Vassalo” (c/vídeo)

259views

Depois do mediático infortúnio de parte do seu novo disco “Telhados de vidro” ter sido roubado, Filipe Pinto resolveu transformar toda a carga negativa desse acontecimento em algo positivo.

Para além de ter começado de imediato a regravar as suas canções, o portuense Filipe Pinto decidiu antecipar o lançamento de um documentário musical “Especial Açores”.
Neste documentário musical, Filipe Pinto fala sobre a sua paixão pelos Açores enquanto toca ao vivo e num formato intimista em alguns dos mais belos e emblemáticos lugares da ilha de São Miguel. As imagens recolhidas são tão belas quanto impactantes.

Filipe Pinto foi para os Açores para sair de dentro das quatro paredes de um estúdio de gravação urbano para partir em busca de uma ligação que influencie todo o processo de criação do novo disco. Reencontrou uma nova fonte de inspiração e resolveu para além de gravar o documentário, gravar o vídeo oficial de “Vassalo” (Cimbalino filmes), onde a natureza e o lado selvagem da ilha estão em plena harmonia com a sua música.

FILIPE PINTO “O ambientalista”
Filipe Pinto é um daqueles artistas que cresceu connosco. A sua carreira começou com uma vitória no programa” Ídolos” culminando com o magnífico prémio que a bolsa de estudos em Londres lhe possibilitou. Fruto dessa formação vieram depois os discos, os concertos e os prémios (MTV Europe Music Award 2013 para Melhor Artista Português).
Acérrimo defensor e divulgador do meio ambiente e da sustentabilidade, Filipe Pinto tirou o curso de Engenharia FLORESTAL e criou um projeto / livro “O planeta limpo do Filipe Pinto” em parceria com a Betweien que já conta com 18 edições e 60.000 unidades vendidas em Portugal.
Este projeto que tem corrido Portugal de Norte a Sul, e que tem como objetivo educar as crianças para as questões ambientais.

A sua canção “Greenwoods” fez parte da campanha internacional ENO treeplantingday, cerimónia em que Filipe participou, decorreu na Finlândia com o objetivo de plantar 1 milhão de árvores em diversos países.
Na sua tour, Filipe Pinto para além das suas mensagens ambientais dá o exemplo, com pequenos contributos para fazer deste nosso planeta algo melhor, tais como:

– Convida as Câmaras Municipais para simbolicamente se juntarem a ele para plantarem uma árvore no Município no dia do espetáculo.

– 10% do cachet total vai para uma instituição ambiental escolhida pelo organizador do espetáculo e sediada no município do espetáculo.

– Redução do plástico para valores próximos do zero

BRAIN/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.