REGIONAL

ATUALIDADE – MiratecArts congratula Christopher Hampton por vencer segundo Óscar

Fotos: Nelson Silva - Uma Noite com Christopher Hampton no Azores Fringe, Teatro Faialense
240views

Christopher Hampton, nascido na ilha do Faial mas de nacionalidade britânica, ganhou o segundo Óscar da sua carreira pela adaptação ao cinema da peça de teatro “O Pai”.

O mais galardoado argumentista, dramaturgo e realizador de cinema nascido nos Açores, é recipiente do Prémio Atlante MiratecArts, o qual recebeu em pessoa no palco do Teatro Faialense, num evento/entrevista liderada por Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts. Hampton chamou o evento nos Açores, o qual aconteceu durante o festival internacional de artes, Azores Fringe, “um dos momentos mais terra-a-terra, uma experiência que me fez muito feliz.”

Na noite de Óscar, Christopher Hampton encontrava-se em Londres, onde recebeu o prémio mais cobiçado da indústria cinematográfica, com a sua presença ao vivo dos estúdios BFI Southbank transmitida ao mundo. “Este é o quarto Óscar que participo em pessoa, e é por uma margem imensa o mais estranho.”

Depois de mais de 30 anos após ter conquistado a primeira estatueta, por “Ligações Perigosas”, várias nomeações já tinham acontecido, mas este assim é o seu segundo Óscar a levar para casa, desta vez pelo seu trabalho de escrita, na adaptação para o grande ecrã.

A MiratecArts congratula Christopher Hampton e o convite para voltar em 2026 aos Açores, e celebrar os seus 80 anos onde nasceu, continua de pé.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.