NACIONAIS

ATUALIDADE | Linha do Oeste vai ser “finalmente modernizada”

Modernização da Linha do Oeste - Cerimónia da Assinatura do Auto de Consignação
97views

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que a linha ferroviária do oeste «já não está ao abandono e ao esquecimento», uma vez que vai ser «finalmente modernizada».

«Os atrasos que hoje temos na Linha do Oeste são de décadas e a diferença hoje, face a estas décadas, é que não estamos a dizer que vamos fazer. Hoje estamos a assinar a consignação deste troço e já temos o anterior em obra», disse Pedro Nuno Santos.

O Ministro falava na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação do Troço Torres Vedras – Caldas da Rainha (Modernização da Linha do Oeste), nas Caldas da Rainha, onde se referiu ao evento como «um momento de grande satisfação e de celebração».

Pedro Nuno Santos disse também que este investimento se insere «numa grande revolução que estamos a fazer na ferrovia», relembrando que Portugal tem «praticamente toda a nossa rede ferroviária em obra».

«O primeiro objetivo do nosso investimento esteve concentrado no transporte de mercadorias e na eletrificação da rede ferroviária, mas o próximo ciclo, que já começamos a dar os primeiros passos, estará mais focado no passageiro» afirmou.

Segundo o Ministro, o distrito de Leiria beneficiará, assim, «de um dos maiores investimentos ferroviários que o País alguma vez conheceu ou vai conhecer», uma vez que a nova linha – que ligará Lisboa ao Porto – permitirá uma viagem entre a capital e Leiria em 35 minutos.

«Esse, sim, será um investimento profundamente transformador na forma como nós ligamos o nosso território como nós nos aproximamos através do melhor meio de transporte que é o comboio», disse ainda.

P/GOV/PT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.