REGIONAL

ATUALIDADE – Laboratório Regional de Engenharia Civil apresenta Plano de Divulgação do Conhecimento para 2021

Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC)
23views

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) apresenta amanhã, 19 de fevereiro, pelas 10h00, o Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT) preparado para 2021, sessão contará com a presença da Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações.

O Plano será apresentado em formato digital, por transmissão em direto para a página de Facebook do Governo dos Açores e vai contar também com o Diretor do LREC, Francisco Fernandes.

O LREC tem como atribuições genéricas o apoio técnico a obras de engenharia civil e o controlo da qualidade dos materiais de construção, bem como a informação e divulgação científica e técnica no domínio da engenharia civil.

No âmbito das suas atribuições, e tendo em conta as necessidades do setor na Região, o LREC tem vindo a promover, desde 2013, anualmente, a divulgação do conhecimento científico e tecnológico, trazendo aos Açores técnicos qualificados e reconhecidos na área da engenharia civil, para partilhar saberes e técnicas, especializando e qualificando os técnicos de acordo com as especificidades e particularidades regionais.

Para além da sua missão de promover a investigação científica aplicada às especificidades regionais e o desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia civil, e de disponibilizar um conjunto de serviços de natureza laboratorial e de controlo de qualidade, com garantia de idoneidade e isenção, o LREC decidiu investir na partilha de saberes, através de ações de transferência de conhecimentos.

O PDCCT programado para 2021 reflete esse empenho contínuo na dinamização e promoção da divulgação científica, através do reforço da cooperação com o exterior e da adequação das ações, de acordo com as necessidades identificadas.

Tendo em conta as constantes transformações no setor da engenharia civil, impostas por alterações consequentes da modernização do meio envolvente, o LREC procura acompanhar as mudanças e dar resposta às necessidades dos profissionais da Região.

Atendendo ainda ao panorama pandémico que invadiu a nossa realidade desde 2020, o LREC decidiu apostar, neste novo Plano, em formações que possam responder às necessidades resultantes da realidade em que nos encontramos.

Neste sentido, o PDCCT 2021 terá formações presenciais, devido ao seu carácter prático e específico, mas a maior aposta deste ano passa por dinamizar e promover mais formações através do formato digital, onde técnicos e profissionais de cada ilha da Região Autónoma dos Açores poderão participar a partir das suas casas ou locais de trabalho.

Desta forma, esperamos dar resposta não só à dispersão geográfica entre as nossa ilhas que impossibilitam muitas vezes a participação dos nossos técnicos açorianos, como também contribuir para motivar a procura e atualização de conhecimentos, apesar do clima instável que atravessamos.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.