REGIONAL

ATUALIDADE – José Manuel Bolieiro assinala São João da Vila dedicado à evocação e ainda sem a celebração festiva

| Fotos: MM |
133views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença na noite de quinta-feira na sessão solene comemorativa do São João da Vila, sublinhando que, dada a pandemia, o feriado municipal fez-se com dedicação à “evocação” e não ainda em “celebração festival”.

Numa sessão tida no Auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo, José Manuel Bolieiro destacou a “fibra da Açorianidade” existente no concelho micaelense, valorizando a “resiliência e tenacidade” do seu povo que ao longo dos anos foi ultrapassando “tantas dificuldades”.

O governante deu como exemplo o destruidor sismo de 1522, numa altura em que se avizinham os 500 anos do evento.

“Encontramos aqui inspiração”, declarou o Presidente do Governo, falando para uma plateia em que se encontravam, entre outros, os antigos Presidentes do Governo João Bosco Mota Amaral, Carlos César e Vasco Cordeiro.

Também presente esteve o Presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, orador convidado na cerimónia.

Para José Manuel Bolieiro, os municípios e poder local “dão lições” a todos “pela proximidade” junto das suas populações e pela procura de um “desenvolvimento de parcerias” e com “causas comuns”.

Também no campo das efemérides, o governante lembrou que em 2022 passam também cinco séculos sobre as primeiras romarias quaresmais, “identidade e património” dos Açores, mais concretamente de São Miguel.

De tarde, no Palácio de Sant’Ana, o Presidente do Governo havia recebido em audiência o Movimento dos Romeiros de São Miguel, deixando aí uma “palavra de saudação” a todos os que forjam esta “referência da identidade coletiva” dos Açores.

A recolha científica de toda a história das romarias foi defendida por José Manuel Bolieiro, que demonstrou ainda expectativas num momento celebrativo de excelência sobre a efeméride em 2022.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.