NACIONAIS

ATUALIDADE | Helicóptero da Força Aérea resgata passageiro de navio cruzeiro a cerca de 300 km da ilha da Madeira

538views

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o MRSC Funchal, coordenou desde a noite de sábado o resgate médico de um passageiro a bordo do navio de cruzeiro “Spirit of Discovery”, que se encontrava a navegar a 160 milhas, o equivalente a 296 quilómetros, a sudeste da ilha da madeira, cujo quadro clínico indicava hemorragias internas.

​​​​O pedido de ajuda foi recebido no MRSC Funchal este sábado, dia 1 de janeiro, pelas 20h11 (horas locais). Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), foi determinado que o passageiro teria de receber assistência médica diferenciada com extrema urgência. 

Através da colaboração com a Força Aérea, por intermédio do RCC Lisboa e do Destacamento Aéreo de Porto Santo, às 22h45 foi enviado um helicóptero (EH-101) para efetuar o resgate, tendo sido o mesmo acompanhado por uma aeronave de asa fixa do mesmo destacamento. 

Às primeiras horas do dia de hoje, cerca da 1h00, o passageiro de nacionalidade britânica, foi resgatado em segurança do navio para o aeroporto do Funchal, onde uma ambulância dos bombeiros de Santa Cruz já se encontrava à espera para encaminhar o passageiro para uma unidade hospitalar.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.