REGIONAL

ATUALIDADE – Deputado Paulo Moniz solicita projetos e cronogramas de instalação de radares em São Miguel e Flores

151views

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz solicitou hoje ao Ministro do Mar informação sobre os projetos e cronogramas de instalação de radares meteorológicos nas ilhas de São Miguel e Flores, alertando para o “impacto direto enorme” dos fenómenos de mau tempo severo no arquipélago.

“O acompanhamento do estado do tempo nos Açores é particularmente crítico no caso de fenómenos de tempo severo e de fenómenos de precipitação extremamente intensa, repentina e muito localizada. O impacto direto na salvaguarda de vidas e bens é enorme, com expressão crucial e determinante na capacidade de previsão precisa e alerta precoce das autoridades de segurança, proteção civil e ao nível das estruturas do Governo Regional e autarquias”, afirmou o parlamentar social-democrata.

Em requerimento enviado ao Governo da República, Paulo Moniz salientou que “os modernos radares meteorológicos têm a capacidade de precisão da previsão, permitindo os cruciais alertas precoces com elevada precisão na identificação das áreas, zonas e populações em risco”.

“Constando os projetos de investimento e instalação dos radares meteorológicos de São Miguel e Flores do Plano de Recuperação e Resiliência, e atendendo à urgência da sua entrada em funcionamento no quadro de um agravamento dos fenómenos climatéricos extremos decorrentes das alterações climáticas globais em curso, como ainda no passado dia 25 de Junho se verificou com precipitação intensa em São Miguel, afetando os concelhos de Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste, e tendo estes fenómenos um histórico nos Açores de crescente gravidade nas suas consequências, urge concluir a sua instalação e entrada em funcionamento”, frisou.

O parlamentar açoriano lembrou que, citando o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “os Açores precisam de três radares e que o radar das Flores é um elemento fundamental da rede, porque a maioria das tempestades mais gravosas que atingem as ilhas viriam a ser primeiramente detetadas no radar das Flores”.

Nesse sentido, o parlamentar açoriano requereu ao Ministro do Mar informação sobre os projetos, cronogramas detalhados e completos dos processos de instalação, localização e entrada em funcionamento dos radares meteorológicos nas ilhas de São Miguel e Flores.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.