REGIONAL

ATUALIDADE – Corveta António Enes cumpre um mês de missão na Região Autónoma dos Açores

210views

O Navio da República Portuguesa (NRP) António Enes cumpriu o primeiro mês da atual missão que realiza na Zona Marítima dos Açores. A corveta da Marinha completou, até ao momento, 730 horas de missão, 212 horas de navegação e percorreu 2198 milhas náuticas, o que equivale a mais de 4 mil quilómetros, no mar dos Açores.

Durante este período o navio participou já, no âmbito da missão de Busca e Salvamento Marítimo, em uma ação e em diversos exercícios – SAREX (Search and Rescue Exercises) diurnos e noturnos, em conjunto com o helicóptero EH-101 e em colaboração com o RCC Lajes, ambos da Força Aérea Portuguesa, no canal de S. Jorge do arquipélago dos Açores. Os treinos conjuntos são de extrema importância para garantir que as operações de resgate no mar são realizadas com eficácia, durante as operações de Busca e Salvamento Marítimo.

O NRP António Enes realizou até ao momento 191 horas de esforço de fiscalização marítima. O navio assegura ainda a presença junto das diversas comunidades das ilhas que constituem o arquipélago, enquadrado no conceito de presença naval.

​Comandado pelo capitão-tenente Cortes Banha, o NRP António Enes e a sua guarnição, de 75 militares, incluindo uma equipa constituída por dois mergulhadores, irão manter-se nos Açores nos próximos meses.​​​

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.