ATUALIDADE – CHEGA/AÇORES apresenta voto de congratulação pelos 30 anos do grupo...

ATUALIDADE – CHEGA/AÇORES apresenta voto de congratulação pelos 30 anos do grupo musical “PASSOS PESADOS”

A 2 de fevereiro de 1991, na extinta discoteca Cheer’s, em S. Miguel, e após alguns meses de trabalho, apresenta-se a público a banda musical “Passos Pesados”, já lá vão trinta anos.

Esta é uma banda, na área do rock/ pop, que se dedica a compor e a cantar temas originais em Português, sendo que foi uma das primeiras nos Açores a apresentar um repertório totalmente original.

Desde a sua constituição que este agrupamento adota o lema de ajudar a música, que por cá se faz, a dar um “Passo” cada vez maior na abertura de novos horizontes no campo musical, assim como no apadrinhamento de vários projetos musicais que vão aparecendo no panorama musical açoriano. Os “Passos Pesados” têm contribuído, ao longo de três décadas, para que a música feita nos Açores continue a ser reconhecida para além-fronteiras, de uma forma séria e muito consciente das nossas condicionantes geográficas, culturais e técnicas.

A banda foi fundada por Toni Pimentel (voz e guitarra), que convida Luis Ferreira Guitarra e vozes), Rui Vitorino(baixo) e Pedro Vale (bateria) para a formação inicial. Com o passar dos anos e com a necessidade de novos desafios, foi sofrendo algumas alterações na sua formação. A banda atualmente é constituída por Toni Pimentel (Voz e Guitarra), Pedro Castelo Branco (Guitarra solo), Paulo Pimentel (Baixo e vozes) e Pedro Botelho (Bateria e vozes).

Nestas três décadas de teimosa existência, esta banda passou por inúmeros palcos de grande relevância musical e cultural, das nove ilhas dos Açores e do continente português, assim como vários canais de televisão nacionais e internacionais.

Os “Passos Pesados” já contam com nove CD’s e quatro Singles de originais em Português, assim como vários videoclipes oficiais que podem ser vistos na página oficial da banda ou no Youtube.

Atualmente a banda encontra-se a terminar as gravações do décimo trabalho original de longa duração.

Mesmo em pandemia, os “Passos Pesados” comemoram os seus trinta anos de existência com um concerto online, a 26 de Fevereiro, na sua página oficial do Facebook e YouTube, como as medidas sanitárias assim exigem, nesta altura.

Louve-se a persistência e o grande exemplo que estes músicos dão às gerações mais novas de como é possível trabalhar em prol da cultura açoriana ao longo de tanto tempo. É mais um exemplo de como podemos juntar as nossas vidas familiares, profissionais, sociais com a partilha cultural, fazendo o que se gosta, valorizando o nosso património musical açoriano.

Assim. nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido CHEGA, propõe à Assembleia Legislativa Regional, a aprovação deste Voto de Louvor e que o mesmo seja dado conhecimento aos membros da banda “Passos Pesados”.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU