
Entre os dias 19 e 23 de Maio, a Associação Turismo dos Açores marcou presença na FITUR, a maior feira de turismo do mercado espanhol, e a primeira internacional a realizar-se presencialmente em contexto pandémico, um importante passo para a promoção do destino Açores num dos seus principais mercados estratégicos.
“Sendo a primeira feira presencial do setor a nível internacional, a Associação Turismo dos Açores tinha de estar presente, não só para acompanhar das tendências e posicionamento de outros mercados, mas principalmente para potenciar todas as possíveis oportunidades para continuar a estimular a retoma da atividade turística na região”, explica Luís Capdeville Botelho, Director Executivo da ATA. Face à realidade de Espanha ser o terceiro mercado internacional emissor de turistas para a região, com um número de dormidas de cerca de 160 000 em 2019, esta presença torna-se ainda mais importante: “o facto de esta primeira feira ser em Espanha ganha uma maior importância pois é um mercado estratégico para os Açores e com maior peso, espera-se, após a abertura da nova rota aérea”.
Tal como anunciado este mês, a partir de 3 de Julho passará a haver uma nova ligação aérea direta entre Madrid e Ponta Delgada, com dois voos por semana pela Iberia, uma medida resultante dos esforços da ATA em parceira com o Turismo de Portugal, ANA Aeroportos de Portugal e Governo dos Açores, alinhada com a crescente procura por destinos de proximidade, o que poderá beneficiar a região.
A participação portuguesa na FITUR contou com as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 33 empresas, uma delas Açoreana – a Turangra, de Angra do Heroísmo.
O/APARTAMENTO/RÁDIOILHÉU