NACIONAIS

ATUALIDADE | Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

LEGENDA | Diretor-Geral da DGRM, José Simão, e a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani.
83views

O Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, reuniu-se com a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à UE.

A reunião decorreu com a presença de outros técnicos dos dois organismos homólogos e da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), e foram debatidos, também, assuntos relacionados com a agenda dos próximos eventos da International Maritime Organization (IMO) e de relacionamento com os portos e certificação de marítimos. Portugal, através da DGRM, tem um acordo celebrado com a Geórgia para o reconhecimento de competências dos marítimos para embarque em navios de Bandeira Portuguesa e vice-versa.

A influência da guerra no transporte marítimo e nos profissionais a bordo mereceram, também, destaque na discussão, uma vez que a frota portuguesa tem bastantes marítimos ucranianos embarcados, prestando a Geórgia um papel central neste problema dada a sua proximidade geográfica. Para além de receber muito marítimos ucranianos, a Geórgia tem sido ponto de aproximação com as famílias.

Foram identificadas várias áreas de cooperação e temas técnicos a desenvolver futuramente em conjunto, tocando matérias relacionadas com o transporte marítimo, portos, digitalização, ordenamento do espaço marítimo, entre outras.

CISION/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.