REGIONAL

Associativismo permite reforço de relações entre Açores e Madeira

96views

O Diretor Regional das Comunidades afirmou hoje que a recém-criada Casa dos Açores na Madeira vai contribuir para “um maior relacionamento entre as duas Regiões Autónomas”.

“As inúmeras organizações da nossa diáspora e, em concreto, as Casas dos Açores, constituem parceiros estratégicos do Governo dos Açores, não apenas para uma afirmação da nossa identidade fora do arquipélago, mas também para uma mais ampla divulgação das nossas potencialidades em variadas áreas, como a económica, a cultural e a social, entre outras”, afirmou Paulo Teves.

O Diretor Regional falava no âmbito de uma reunião, por videoconferência, com o Presidente da Casa dos Açores na Madeira, Carlos Madruga da Costa, com o Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa do Governo da Madeira, Rui Abreu, e com o Presidente da Casa da Madeira nos Açores, Duarte Nuno Chaves.

Paulo Teves reiterou a importância da existência de “um associativismo comunitário diverso e congregador” da diáspora açoriana, tendo como missão essencial a “valorização da Região Autónoma e do Povo Açoriano”.

“Com a fundação desta associação, temos a certeza de que os Açorianos e os seus descendentes residentes na Região Autónoma da Madeira encontrarão um espaço de pertença identitária e uma oportunidade de intensificar a ligação afetiva com a terra de origem”, disse Paulo Teves, acrescentando que, para o Executivo açoriano, a nova Casa dos Açores, que se junta às outras 15, “constitui uma maior afirmação da Açorianidade no mundo, o que merece a nossa cooperação e estímulo”.

A Casa dos Açores na Madeira foi fundada em dezembro de 2019 por um conjunto de Açorianos de várias ilhas do arquipélago residentes na Madeira, com a missão de divulgar os Açores e a sua cultura, defender os interesses da Região, dos Açorianos e dos seus descendentes e evidenciar a sua identidade, bem como ser um elo privilegiado entre as duas Regiões Autónomas.

Esta nova instituição definiu uma estratégia de ação assente em diversas iniciativas para apresentar e promover os Açores de hoje na Madeira, com vista a um maior conhecimento mútuo entre os Açorianos e os Madeirenses, congregar a comunidade açoriana residente naquela Região, incrementar o intercâmbio turístico, cultural e empresarial e apoiar e orientar os Açorianos recém-chegados à Madeira.

GaCS/DRCom/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.