REGIONAL

Associação de Karaté dos Açores soma mais quatro medalhas de bronze no último dia do Campeonato Nacional de Karaté

186views

A Associação de Karaté dos Açores (AKA) conseguiu no passado domingo, 27 de junho, quatro medalhas de bronze, na disciplina de kumite (combate), no Campeonato Nacional de Karaté, no Pombal.

No último dia do encontro, os juniores do Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo (CKSAH) e do Clube de Karaté Shotokan da Relva (CKSR), ambos filiados na AKA, subiram ao pódio quatro vezes, três pela instituição terceirense e uma pela micaelense.

Pelo CKSAH, em masculinos, Gonçalo Silva Martins, competindo em -76kg, venceu por 1-0 e depois por 3-1, perdeu a final da “pool” por 0-2, foi repescado e, depois de um empate a zero, ganhou por “hantei” (decisão arbitral) por 4-1; Luís Guiod Castro, também em -76 kg, venceu o primeiro combate sem dar hipótese ao adversário (10-0), seguindo-se outra vitória por 4-1 e, após empate a zero, foi derrotado na final da “pool” por “hantei” por 0-5 mas, ao ser repescado, registou a terceira vitória, por 3-0; e Pedro Afonso Xavier ganhou os primeiros três jogos por 5-0, 3-0 e 8-6, respetivamente, perdeu na final da “pool” por 0-8 e, depois, mais uma vitória por 2-0, após ser repescado. Pelo CKSR, Sara Melo Caetano, em femininos, -48 kg, perdeu na meia-final da “pool” por 0-9.

Analisando a prestação dos competidores no derradeiro dia da prova rainha nacional, João Guiod Castro, diretor técnico da AKA, salienta que, “à semelhança do que aconteceu com os cadetes, no sábado, e sendo este grupo de juniores mais experiente, os resultados vieram confirmar as expectativas iniciais”. Para além disso, realça que “três dos quatro medalhados disputaram a final das respetivas ‘pools’, o que demonstra a grande qualidade destes karatecas”.

Recorde-se que a AKA sai deste Campeonato Nacional com seis medalhas de bronze uma vez que, logo no primeiro dia do evento, os cadetes Afonso Lencart Costa e João Salvador Pereira, com as cores do CKSAH, conquistaram duas medalhas de bronze em kumite.

O Campeonato Nacional, para cadetes, juniores, sub-21 e parakaraté, foi organizado pela Federação Nacional de Karaté – Portugal, tendo contado com uma comitiva da AKA, constituída por quatro clubes da Terceira e São Miguel (CKSAH, Clube de Karaté Shotokan da Povoação, Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe e CKSR), num total de 18 competidores, três treinadores e um dirigente.

AKA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.