REGIONAL

António Ventura desafia juntas a apresentarem candidaturas à GRATER nos próximos dois anos

| Fotos: SRADR |
29views

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural desafiou, este domingo, na Praia da Vitória, os autarcas das juntas de freguesia a apresentarem candidaturas ao programa LEADER, da GRATER, nos próximos dois anos.

“Em 2021 e 2022, que são anos de transição entre quadros comunitários de apoio, irão manter-se as mesmas regras do quadro agora vigente, pelo que vamos disponibilizar 5,2 milhões de euros para os quatro grupos de ação local, nos quais se inclui a GRATER”, adiantou.

António Ventura falava na inauguração Centro Interpretativo Cultura Ramo Grande, na freguesia de São Brás, investimento que contou com o apoio daquele fundo comunitário.

António Ventura enalteceu aquela junta de freguesia por ter “tido a capacidade e a habilidade de recorrer aos fundos comunitários, que estão à disposição das entidades e das pessoas”.

O governante com a tutela da agricultura reconheceu e felicitou ainda a junta de freguesia de São Brás pelo trabalho de recolha e registo daquilo que considera “uma arte, dentro da ilha, dos Açores e do mundo”.

“Esta arte do Ramo Grande, de trabalhar a terra, das suas gentes, muito ligadas ao culto do espírito santo, tudo isto está aqui retratado e por isso, este Centro Interpretativo é um centro de significado, que é dado não só no atual momento, mas para as próximas gerações”, frisou.

No futuro, continuou, “chame-se Centro Interpretativo ou qualquer outro nome, o conteúdo cá está, em significado do que foi o passado e do que será transmitido em termos de conhecimento e registo dessa zona muito simbólica”.

“É para mim uma enorme satisfação ver aqui esta exposição, que será permanente”, concluiu.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.