REGIONAL

AMIP dá parecer positivo a propostas dos profissionais de saúde para o SAP

106views

Com o objetivo de melhorar substancialmente o atendimento à população residente nos três concelhos, a Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP) deu hoje parecer positivo à proposta dos profissionais de saúde da ilha para vigorar enquanto se mantiver o atual contexto de Covid-19.
A proposta divulgada na manhã de hoje pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, defende o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nos centros de Saúde de São Roque e Lajes do Pico a funcionar com a presença física de um médico durante todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, no período entre as 8h00 e as 22h00, permitindo o alargamento dessa mesma presença física durante mais duas horas por dia e aos fins de semana e feriados, comparativamente com o que acontece atualmente.

Além disso, sugere um reforço das consultas de especialidade hospitalar no Centro de Saúde da Madalena e o alargamento do horário de funcionamento da viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV).
“A proposta dos profissionais de saúde é claramente favorável à melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados no Pico, permitindo o aumento do número de horas dos médicos em presença física no SAP. Além disso, proporciona que a viatura SIV passe a funcionar 24 horas por dia, o que neste momento apenas acontece entre as 8 e as 24 horas. Essa alteração ao nível da SIV constitui uma mais valia no atendimento urgente a quem corre risco de vida”, explica o Presidente da AMIP.
Após este período transitório, Mark Silveira defende que sejam estudadas outras mais valias para o setor da saúde no Pico revelando a pretensão de no período pós Covid-19 “manter as mais valias agora sugeridas e dar passos em frente para melhorar o atendimento permanente às populações em toda a ilha do Pico”.

FONTE: GC/CMSRP

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.