REGIONAL

Alexandre Gaudêncio coloca placa do município na Praça do Emigrante

118views

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assinalou o 10 de junho – Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas – com a colocação da placa do município na Praça do Emigrante em homenagem a, todos aqueles que ao longo de décadas emigraram em busca de melhores condições de vida.

A inscrição na placa – “Homenagem aos emigrantes que honram e perpetuam ,a memória da sua terra” – é, também, “o reconhecimento da autarquia aos emigrantes que mantêm vivas as tradições açorianas na diáspora”, realçou Alexandre Gaudêncio.

“Temos, até ao momento, cerca de setenta placas atribuídas, número que dá conta do interesse que pessoas individuais ou coletivas têm em associar-se a esta obra que é um marco de inegável qualidade e impacto visual na Ribeira Grande”, destacou o edil.

Acompanhado pelo presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria, o edil realçou também o “empenho e dedicação de Luís Silva, ex-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, que tem sido incansável na divulgação do projeto nas comunidades emigradas”, reconhecendo, a propósito, a “profícua parceria estabelecida com a Associação dos Emigrantes Açorianos no desenvolvimento deste projeto, bem como a dedicação da artista plástica Liliana Lopes.”

Localizada na avenida José Nunes da Ponte, a Praça do Emigrante tem aproximadamente 4000m² e apresenta três componentes: globo, pedra e mar.

O piso da praça simboliza o mar, executado em calçada branca e basalto negro. O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representa a Terra e a pedra onde assentará o globo representa a(s) ilha(s).

FONTE: CMRG/GC/AA

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.