REGIONAL

AÇORES- PJ deteve cinco homens por fraudes praticadas através da aplicação MBWay. Valor global é superior a 65 mil euros

( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )
158views

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, no âmbito de Inquérito tutelado pelo Ministério Público do DIAP da Comarca dos Açores, procedeu à identificação e detenção de cinco homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos, por fortes indícios da prática dos crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo.

Os detidos atuavam mediante perfis falsos criados nas redes sociais e através das plataformas de compra e venda existentes na internet, onde instruíam ardilosamente as vítimas a procederem a um conjunto de ações na aplicação MBWay, que lhes permitiam obter o controlo das respetivas contas bancárias.

Até ao momento foram identificadas mais de três dezenas de vítimas, distribuídas pelo território nacional, que foram lesadas num montante global superior a 65.000 euros.

Os detidos serão presentes às Autoridades Judiciárias competentes para a aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

A Policia Judiciária alerta:

· Nunca forneça o código de ativação ou pin de acesso, nem qualquer outro dado da sua aplicação MbWay;

· Não siga instruções de estranhos para adesão, instalação ou utilização da referida aplicação;

· Se usa a aplicação MBWay, saiba que a única informação que deve fornecer para receber uma transferência/pagamento é o (seu) número de telemóvel, onde a aplicação está instalada.

GABIC/PJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.